Pular para o conteúdo

Nossa História

1974

ONDE TUDO COMEÇOU
Um grupo de professores e alunos da USP foi para Campo Limpo — um dos bairros mais pobres e violentos da cidade — levar recreação e aulas de reforço escolar para tirar as crianças e adolescentes das ruas. As atividades eram realizadas ao ar livre, geralmente em uma rua fechada para trânsito, com a autorização da prefeitura — uma iniciativa pioneira, precursora do que hoje chamamos “ruas de lazer”.

1985

CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL
Nos primeiros dez anos, a instituição angariou recursos que possibilitou a construção de um Centro de Juventude e uma quadra poli - esportiva. A integração com a comunidade se tornou a principal conquista da entidade. Credibilidade e reconhecimento mantidos até hoje. Nesse período, também passou a administrar sua primeira creche em convênio com a prefeitura. Na mesma época, com o apoio dos moradores da região e de algumas doações, foi construído o Espaço Cultural, proporcionando atividades esportivas, artísticas e culturais.

1975

A TURMA DA TOUCA FOI REGISTRADA COMO ENTIDADE
A convivência uniu educadores e crianças, a continuidade das atividades conquistou pais e moradores. E o grupo acabou saindo de informalidade e se registrando com o nome que o identificava na comunidade: Turma da Touca – uma referência às toucas usadas pelas crianças nas atividades de rua, durante os dias de frio de inverno.

2006

AMPLIAÇÃO
A pedido dos pais e moradores do Jardim Ângela e Capão Redondo, a prefeitura repassou para a instituição o controle de mais duas creches.

1977

A PRIMEIRA SEDE FOI CRIADA
Em um mutirão com pais e moradores do bairro, foi construída a primeira sede — uma creche com pouco mais de 20 crianças, mantida com recursos arrecadados pela própria comunidade. Começava nessa época a brotar as primeiras raízes dos sonhos e ideais da Touca: educar e amparar as crianças da região, permitindo às mães a oportunidade de estudar ou trabalhar para ajudar na renda familiar.

2020

A TURMA DA TOUCA HOJE
Hoje a Turma da Touca administra nove unidades: seis Centros de Educação Infantil, um Espaço Cultural e dois Centros para Criança e Adolescente. Com uma equipe de 150 funcionários, atendemos 850 crianças, na faixa etária de 0 a 03 anos, em período integral, e 200 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 06 à 14 anos, em período semi-integral. Realizamos com outros 750 jovens e adultos, atividades esportivas e culturais: inclusão digital, danças rítmicas, teatro, artes plásticas, músicas, capoeira, futebol e passeios culturais.

Galeria de Fotos

©Turma da Touca ACRS – Todos os direitos reservados

Contato

Turma da Touca ACRS

Rua Marco de Canaveses 16 – Jardim Mitsutani

São Paulo , Brasil

Telefone: +55 11 5825-7604

Email: adminstracao@turmadatouca.org.br