11 - 5825-7604

Nossa História

1974

Um grupo de professores e alunos da USP foi para o Campo Limpo - um dos bairros mais pobres e violentos da cidade levar recreação e aulas de reforço escolar para as crianças e adolescentes carentes. As atividades eram ao ar livre, geralmente de uma rua fechada para trânsito.

Era inverno e a garotada usava touca para se proteger do frio. Surgiu dai o nome da entidade.

1975

A Turma da Touca foi registrada como entidade.

1977

A primeira sede, uma creche para pouco mais de 20 crianças, foi construída em multirão e mantida com recursos arrecadados pela própria comunidade

1984

Nos primeiros dez anos, os recursos obtidos possibilitaram a construção de um centro de Juventude e uma quadra poliesportiva. A integração com a comunidade se tornou a principal conquista da entidade. Com apoio dos moradores da região e doações foi contruído o Centro Cultural. Já eram mais de 200 crianças e adolescentes assistidos.

2006

A pedido dos pais e moradores do Jardim Ângela e Capão Redondo, a prefeitura repassou para a instituição o controle de mais duas creches.

2014

Hoje a Turma da Touca administra oito unidades: quatro creches, dois centros para crianças e adolescentes, um espaço cultural e quadra com equipe de 110 funcionarios. Nos finais de semana e feriados a entidade abre suas portas para familias e moradores da região, desenvolvendo atividades recreativas e esportivas com o objetivo de integrar a comunidade e suprir a carência de areas de lazer na periferia.

600 Crianças na faixa etária de 0 a 3 anos em período integral
180 Crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos em período semi-integral
750 Adolescentes, jovens e adultos em atividades esportivas e culturais: telecentro, danças rítmicas e folclóricas, teatro, artes plásticas, capoeira, futebol e passeios culturais
Turma da Touca - 2015 - Todos os direitos reservados